Periodontia

teeth-2339168_640.jpg

A especialidade

   A doença periodontal ou doença da gengiva é causada pela placa bacteriana que deve ser removida diariamente através do uso de escova e fio dental corretamente.

   Em casos mais avançados, ela pode atacar inclusive os ossos e o osso perdido não recupera, portanto é importante interromper a evolução da doença e manter um controle profissional freqüentemente.

   Existem outros fatores que podem intensificar o desenvolvimento da doença como: queda de resistência, avanço da idade, estresse, sobrecarga mastigatória, diabetes, alteração hormonal, entre outros fatores.

   O tratamento periodontal para os casos mais leves consiste em instrução de higiene com escova e fio dental e uma limpeza mais profunda que deve ser feita por um profissional habilitado em uma clinica odontológica.

   Em casos mais avançados, o tratamento periodontal pode necessitar de uma raspagem sub-gengival de todos os pontos com doença para diminuir a incidência de infecção e possibilitar que o organismo promova a cicatrização local voltando a ter saúde gengival; ou até cirurgias mais complexas envolvendo até enxerto ósseo.